terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bacalhau ao Forno...o meu favorito...



Era sexta-feira e minha vontade de comer bacalhau não conseguiria esperar ao dia seguinte. Era dia 30/12, quase o último dia do ano e minha vontade de cozinhar bacalhau não conseguiria esperar ao dia seguinte. Já estava perto do almoço...nada mais justo do que cozinhar e comer um bacalhau, não acham? Pois é, eu achei, cozinhei e comi. 

Não tem muita receita não, na verdade estava apenas me preocupando se teria um bom azeite para acompanhar as belas postas de bacalhau que ganhei da minha querida sogra. Por sorte um azeite português fez um par perfeito com o prato e arrancou suspiros de quem provou...e apesar do Amore não comer bacalhau, eu bem que vi a carinha dele com vontade de provar...uma pena mesmo, acho que ele teria mudado de idéia ao provar esse preparo...

...enfim, um prato para não colocar defeito e sem nenhuma complicação, apenas o delicioso e intenso sabor de um bom bacalhau...nada mais!

Beijos para vocês e boa terça-feira!

Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 3 a 4 porções

Ingredientes

6 postas de bacalhau dessalgadas com aproximadamente 200g cada uma
2 batatas sem casca cortada em rodelas
8 dentes de alho grandes (com casca)
1 cebola roxa grande cortada em 8 pedaços
Alecrim fresco a gosto
Tomilho fresco a gosto
Azeitonas pretas a gosto
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta a gosto
Tomates cerejas a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Em um refratário fundo acomode as postas de bacalhau, as batatas, os dentes de alho, a cebola e coloque as ervas sobre eles. Regue com bastante azeite de oliva e se necessário corrija os temperos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 1 e 1/2 hora ou até que esteja bem cozido. Para saber o ponto, é só cutucar com um garfo, ele estará pronto quando começar a desmanchar ao toque do talher.

Retire do forno, distribua as azeitonas e o tomate. Sirva imediatamente.


5 comentários :

  1. Olá Stef!!!Como passou de festas?? Eu estive na correria, sem tempo para nada...rsrsrs mas vim aqui para desejar um feliz 2012, com muitas realizações e novas conquistas!!!Que lindo esse bacalhau!!!eu amo também, mas meu marido não come também... ( Não sabem o que estão perdendo...)

    ResponderExcluir
  2. Amiga nem eu resistia a este bacalhau em qualquer dia do ano, esta divinal.

    Bom Ano 2012

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. É um prato que conforta a alma :) Adoro bacalahu no forno com um bom azeite. Simples e divinal.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia..
    Primeiro queria dizer que adoro bacalhau.. acho realmente TD de BOM!!
    Depois que acabei de encontrar e add seu blog.
    Se quiser me seguir tb: http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/
    Bjs..

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de bacalhau!
    Um prato muito apetitoso.
    Aproveito para lhe desejar um 2012 repleto de felicidade.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...