terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ensopado de Cordeiro a Provençal



Frio? Bom, não é o que está fazendo muito por aqui. Na verdade um calor desanimador e aquela famosa seca de Brasília que, não sei se por sorte ou o quê, ainda não está no seu auge; não foram impedimentos para que eu preparasse esse prato para mim. Pode parecer estranho, mas quando estava de licença médica me recuperando da cirurgia, não sentia tanta vontade de tomar sopa, mas a medida que fui melhorando, a vontade foi crescendo e acabei preparando alguns pratos com cara de inverno para mim.

Esse prato é um ótimo exemplo do que considero ser quase um afago, um carinho...tudo aquilo que queremos em uma noite fria (eu quero em todas). Tem tanto gostinho de comfort food, mas mesmo assim um sabor requintado no fundo, que me conquistou quando ainda o estava preparando. Interessante é o fato de eu não fazer tantos ensopados em casa, uma pena por sinal, já que lembro muito bem que na minha infância quinta-feira era dia de ensopado de frango e eu adorava! Acho que até hoje não comi um ensopado tão bom quanto esse que minha mãe fazia. Cheio de sabores, aromas, cores...ahhh, era lindo de ver e de comer! Saudades!

Bom, infelizmente a receita de hoje não é da minha mãe, é da Laura Calder...o que na verdade pode se entender que também é algo delicioso e sempre muito interessante...mas uma pena não ter aquele gostinho de lembrança...o que se mostrou um sinal positivo, já me fez decidi qual é a próxima receita de ensopado que vou fazer...por que comida de mãe não tem igual, não é mesmo?

Beijos e boa terça-feira para vocês!

Ahhh, amanhã é meu Bday...e assim com o Benjamim Button, ficarei mais nova...nem que seja de espírito...rsrsrs



Tempo de preparo: 2 a 3 horas (Paciência é uma virtude de quem faz esse prato)
Rendimento: 3 a 4 porções

Ingredientes

1kg de carne de cordeiro cortada em cubos médios (Como vai cozinhar muito tempo, pode usar paleta, perna...a mais barata mesmo)
Sal e Pimenta do reino a gosto 
1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas pequenas cortadas em cubos
3 tomates italianos
1 xícara de vinho tinto (Ou branco) seco
1/2 xícara de caldo de carne
2 batatas pequenas cortadas em cubos
2 cenouras pequenas cortadas em cubos
4 dentes de alho descascados
2 folhas de louro
Folhas de Alecrim a gosto
Tomilho a gosto
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras (eu não usei)
1 berinjela pequena cortada em cubos
1 abobrinha pequena cortada em cubos   

Modo de preparo
    
1. Pré aqueça o forno a 150 graus. Tempere os cubos de carne de cordeiro com sal e pimenta, depois passe-os sobre a farinha de trigo. Reserve. Em uma panela que possa ir ao forno (eu usei uma de ferro), aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva e doure em etapas a carne. Não coloque muita carne para ela não cozinhar. O que queremos aqui é apenas a caramelização já que o cozimento será feito no forno. Retire a carne da panela e reserve.

2. Adicione o restante do azeite de olive e cozinhe as cebolas até que fiquem translúcidas. Deglaceie o fundo da panela com o caldo de carne, tente tirar tudo que está no grudado no fundo da panela, é lá que está o sabor. Acrescente o vinho tinto, o alho, as batatas em cubos, as cenouras em cubos, as folhas de louro, o alecrim e o tomilho. Misture bem. Acrescente a carne que estava reservada e cubra com um pedaço de papel manteiga, o papel deve ficar rente a superfície do ensopado. Coloque a tampa na panela e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 1 hora.

3. Enquanto o cordeiro está cozinhando, salgue bem a berinjela e deixe-a em um escorredor de massas por mais ou menos 30 minutos. Esse processo é necessário para retirar o excesso de água da berinjela. Após esse tempo, enxague em água abundante e seque. Reserve. 

4. Após 1 hora que o cordeiro está no forno, acrescente a berinjela, os tomates, os pimentões, cubra novamente e volte ao forno por mais ou menos 40 minutos ou 1 hora. Aumente a temperatura para 200 graus.

5. Quando passar mais esse período, retire o papel manteiga e descarte-o. Adicione a abobrinha e cozinhe, com a panela destampada, por mais ou  menos 25 minutos. Retire do forno, descarte as ervas e sirva imediatamente.

É um prato bem demorado, mas valeu cada minuto que gastei preparando. A carne desmanchava só de espetar o garfo...o caldo que ficou...hummmm, podia beber de goles. É um prato mais pesado para o dia-a-dia, mas tenho certeza que vale muito a pena...mesmo no calor. Delicioso!


4 comentários :

  1. Hey Stef Button!!! Vai ser assim amanhã?! rsrs
    Amiga, amei esse prato!!! Sério! Vou fazer - num dia de ispiração, hehehe. Tá com uma cara linda!
    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  2. que bom que deve ser amiga que aspecto maravilhoso...fotos mais deliciosas ainda adorei...bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Stef, bom dia!!!
    Quero te desejar parabéns e toda a felicidade do mundo!
    Que vc continue sempre assim tão querida e talentosa!!
    Aproveite o seu dia!
    Bjos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pra você... Muitas Felicidades...Que seu dia seja muito especial!!!!!Bjinhos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...