sábado, 25 de setembro de 2010

Torta de Frangipane e Peras

Hoje completam 120 dias de seca aqui na Capital Federal, ou seja, mais de 4 meses sem chuva e registrando temperaturas acima de 31 graus Celsius, fato que ocorreu no último sábado, o dia mais quente do ano.

E a umidade? Bom, na casa dos 18%...clima seco, muito sol, poucas nuvens....afffff! A expectativa de chuva por aqui é apenas para a última semana do mês de setembro...ou seja, semana que vem. Mas a boa notícia, é que pelo menos o pior já passou e que não teremos temperaturas tão altas quanto as registradas em 2008, quando os termômetros já marcaram 35,8° ou então com a umidade em torno dos 10% como ocorreu em 2002 e 2004. Em 2010, o índice mais baixo foi 12%. Mas não pensem que não pode ficar pior, em 1963, Brasília ficou com 164 dias de seca, ou seja mais de 5 meses! Meu Deus! Que loucura! Que horror!

E para não ficar louca de tanto calor o jeito é beber muita água e comer muita fruta e evitar aquelas comidas pesadas como frituras, por exemplo. Eu como não aguento ficar muito tempo sem fazer sobremesa, tentei apenas ficar só na frutinha, mas como não consegui pelo menos inclui na sobremesa.

Mas vocês também devem estar questionando, o que é esse tal de frangipane? Calma, calma! Eu explico. Frangipane é um recheio feito de amêndoas muito usado em tortas e bolos, é especialmente usado em preparações francesas e temos registros de seu uso desde o século 18, antigo, né? Se usam desde sempre é por que é muito bom, concordam? Eu apoio! E peras combinam muito bem com amêndoas, então essa torta não tem como dar errado, fica boa demais!

Não é a sobremesa ideal para esses tempos de seca daqui, mas pelo menos me distraiu por alguns momentos na cozinha e esqueci um pouco desse calor louco aqui do Cerrado!

(Sorry pelas fotos...estava tarde...)



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno da massa: 20 Minutos
Tempo de forno do recheio: 40 Minutos
Rendimento: 8 Porções (Fiz meia receita)

Ingredientes da Massa

1 gema
2 colheres (sopa) de água gelada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1/4 colher (chá) sal
8 colheres (sopa) manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos

Ingredientes do recheio

2 colheres de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de amêndoas moídas
2/3 xícara de açúcar
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colheres (sopa) de rum
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) raspas de limão
4 mini peras d'anjou (ou outra de sua preferência
Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela misture a farinha de trigo com o açúcar e o sal. Em uma outra tigela pequena, misture a gema com a água e com a essência de baunilha, reserve. Acrescente a manteiga gelada na farinha e com a ponta dos dedos, pressione até formar uma farofa. Quando não tiver mais pedaços inteiros de manteiga, acrescente a mistura de água e gema a farofa. Amasse rapidamente até que esteja incorporada.
Com a ajuda de um rolo, abra a massa e cubra o fundo e as laterais de uma forma para tortas (eu usei de porcelana, mas pode usar aquelas de fundo falso). Leve a geladeira e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

2. Pré aqueça o forno a 190 graus. Cubra toda a massa com papel alumínio, sobre o papel coloque grãos de feijão ou arroz e leve a massa ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos. Coloque a massa na grade debaixo do forno para que ela não doure por cima, ok?

3. Enquanto a massa assa, prepare o recheio. Em uma tigela, misture a manteiga com os ovos, a essência de baunilha, o rum e as raspas de limão. Acrescente o açúcar, as amêndoas moídas e o sal. Misture bem. Corte as peras ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Faça pequenos cortes, mas não corte-as completamente...como se fosse um efeito sanfona, entendeu?

4. Retire a massa do forno, mas não desligue-o. Coloque o recheio sobre ela e acomode as peras, leve ao forno que ainda estava ligado e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Se as laterais da massa começarem a assar demais, coloque papel alumínio sobre elas para não queimar. As minhas quase queimaram :-(

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em temperatura ambiente.

6 comentários :

  1. Stef, o clima aqui tá fogo mesmo hein!! Sua sugestão de sobremesa de hoje, foi ótima!! Adorei! Bjao querida

    ResponderExcluir
  2. que bonita que ficou sua torta!
    ai, eu e meus lances com pera... eu gosto muito, mas não sei porque me vem uma luz vermelha quando vejo peras assadas. e ó que eu já comi e adorei.
    não sei qual é do meu pré-conceito com elas. :P
    mas que tá lindo isso, tá. a textura me lembrou os financiers, os melhores bolinhos do universo. :)

    beijo de uma são paulo de tempo MUITO bipolar.
    =***

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Acho que você vai gostar da receita que postamos hoje no nosso blog, é uma sobremesa gelada, bem refrescante para os dias que está enfrentando.
    Eu adoro esse creme frangipane, tem um sabor delicioso de amêndoas e fica ótimo em tortas mesmo. Esta parece muito boa, adoro peras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OI Fe!

    Obrigada Querida!

    Olha só, tô esperando as radiografias para começarmos a fisio, tá? Pedi para o ortopedista e ele vai mandar entregar.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Quéroul,

    Acredita que nunca, nunquinha comi financiers...eu sei...tenho que ficar com vergonha sim...tenho que testar...mas nunca comi e nunca fiz...acho que tá na hora, né?!

    Quanto as peras assadas, para mim elas alcaçam a sua plenitude assim. Ficam ótimas!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lau! Na verdade tinham várias receitas geladas óteeeemas lá, adorei! O bolo gelado de morangos principalmente...mais que anotado, né?!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...